Sempre defendi a criação de cadastro para animais domésticos e a microchipagem. Também repassei recursos para o censo municipal de animais domésticos realizado na capital. Por isso, é com grande satisfação que recebo a notícia de que o Senado Federal aprovou o projeto de lei PL 2.230/2022, que autoriza o Poder Executivo a criar um cadastro nacional com informações de pets e seus tutores.
É uma proposta muito interessante porque nós teremos acesso a dados mais próximos da realidade da população animal, o que, além de facilitar a responsabilização de tutores que abandonam animais ou que cometam outras formas de maus-tratos, favorecem outras melhorias defendidas por nós, da causa animal, como a microchipagem.
A criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, que aguarda apenas a sanção presidencial para poder ser implementado, também possibilitará outros benefícios, como facilitar a localização do tutor em caso de perda, furto, roubo ou acidente com animal doméstico, além de mais bem-estar para os que não podem se defender.