A seguir esclarecimentos da médica veterinária Livia Keunecke: “Está se espalhando pela Internet, uma falsa informação de um cão que foi positivado para Corona vírus e está em quarentena.
Essa é uma informação extremamente ignorante e que pode vir a ser um perigo para a vida desses animais, visto que a ignorância humana não tem limites.
O Coronavírus canino, já é um velho conhecido da medicina veterinária (CCoV e CRVoV), que pode ser prevenido com a aplicação da vacinação (V10). Portanto, os cães NÃO SÃO hospedeiros do novo coronavírus (covid-19).
Existem diversos tipos de coronaviroses e diferentes hospedeiros: caninos, bovinos… A MERS e a SARS, são exemplos de doenças de altíssimo potencial virulento e zoonótico. Todos, advindos de um mesmo animal: o morcego, que não desenvolve a doença, devido à estabilidade doença-hospedeiro. Portanto, um cão que seja positivo para Coronavírus, NÃO NECESSITA de quarentena, muito menos, ser sacrificado!
NÃO É CONTAGIOSO A NÓS, HUMANOS. E é aí que mora o perigo das fake news, amplamente divulgadas na Internet. Pesquise suas fontes! Compartilhe informações fidedignas, de páginas médicas e veterinárias de confiança. Compartilhe esse post e espalhe a notícia VERDADEIRA! Abraços. Lívia Keunecke. Dermatologia Veterinária. CRMV-RS 13738 #dermatologiaveterinária#dermatovet#coronavirus#covid19#liviakeuneckedermatologiaveterinária“