Participei do programa “Cruzando as Conversas”, da RDCTV. Na pauta, “o novo fechamento de Porto Alegre”, devido ao aumento dos casos de Covid-19 e o respectivo aumento da ocupação dos hospitais e leitos de UTI.
Reafirmei a necessidade do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), como prevenção à pandemia, e a importância da aferição de temperatura corporal nos estabelecimentos, para resguardar a saúde, que é um projeto de minha autoria e que tramita na Câmara.
Se a população tiver disciplina e seguir o protocolo com distanciamento social, aumento de leitos, fiscalização, é possível voltarmos a trabalhar sem restrições.
A experiência da abertura gradual que tivemos na capital, revelou que, na prática, falta de fiscalização, pois as medidas foram desrespeitadas por grande parte da população.
Mais leitos igualmente demonstrou ser insuficientes. Neste momento, o novo decreto permite apenas a continuidade dos serviços essenciais para evitar circulação de pessoas. Quanto aos gastos no combate à pandemia e de propaganda, salientei que é uma das prerrogativas do Legislativo Municipal, fiscalizar e fazer Pedido de Informações em relação aos atos do Executivo.
O programa foi ao ar na terça-feira, 23/6, ao vivo, pelos canais 24 e 524 Claro NET TV e pelas plataformas digitais.