Na tarde de quinta-feira (4/5) tomei posse como presidente da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre com o desafio de ampliar as conquistas pedagógicas de capacitação de servidores e buscar novas parcerias para continuar oferecendo ensino de qualidade. Eleita pelo plenário para o cargo voluntário com o objetivo de capacitar, formar, e valorizar agentes políticos e servidores através de atividades docentes, cursos de aperfeiçoamento, capacitação e ser um elo entre o Poder Legislativo e a sociedade.
A Escola do Legislativo foi criada em 2007 e leva o nome de Julieta Battistioli, primeira mulher a exercer a vereança em Porto Alegre entre 1947 e 1951. O educandário da Câmara possui projeto político-pedagógico que delineia sua ação educativa.
Na minha gestão anterior como presidente da Escola do Legislativo (2014/2015), firmamos convênio de cooperação técnica com a Escola da Assembleia Legislativa RS para formar parcerias no campo de capacitação e qualificação de agentes políticos e servidores das duas Casas. Realizamos Oficina de Técnica Legislativa, cursos de gestão, restauração e conservação de documentos públicos e de Inglês. Também realizamos em Porto Alegre o 24º Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas com a representação de 21 estados brasileiros. Encaminhamos ao Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, que executa o Programa Interlegis, pedido de realização de curso presencial e gratuito sobre Marcos Legais – Regimento Interno e Lei Orgânica do Município -, para capacitar funcionários e assessores parlamentares da Câmara a ser estendido às demais Câmaras por meio do Parlamento Metropolitano. Ainda, como presidente da Escola do Legislativo, participamos da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, com uma série de atividades culturais.