No Dia Mundial de Esterilização de Animais Domésticos (27/2) salientei, na Tribuna da Câmara, que o crescimento aleatório de animais de rua, causa abandono e maus-tratos é crime com previsão de detenção e multa. Lembrei da aprovação por unanimidade da Lei de minha autoria, que institui a Política de Controle Populacional de Animais Domésticos em Porto Alegre que é referência para outras cidades do Estado e do país. Ressaltei o repasse que fiz de mais de R$ 2 milhões para aplicar nas políticas públicas pró-animais com a meta de 80 mil castrações a serem realizadas em programas municipais.
Saudei também a aquisição de um novo Castramóvel para atender a população da Capital uma vez que a cada castração, evita-se 32 novos animais. No ano de 2021 foram feitas 9.133 castrações e em 2022 foram 21.992 esterilizações, num total de 31.125 castrações, evitando-se 996 mil novas procriações de cães e gatos.
Daí a importância das campanhas de esterilização de animais para evitar a gravidez indesejada e o risco de abandono e maus-tratos.