O Porto Alegre em Debate desta semana trata de uma das principais preocupações dos moradores da capital: a saúde. Em uma cidade com mais de vinte hospitais entre a administração municipal e os convênios do sistema único de saúde, os serviços de urgência e emergência são insuficientes para atender tanto a população local quanto os pacientes de outras partes do estado. Para 2013, o orçamento da prefeitura para a saúde chega a quase 1,5 bilhão de reais. Mesmo assim, faltam unidades de pronto-atendimento, leitos e médicos em Porto Alegre.
Para debater o tema, o programa recebe os vereadores Dr. Thiago Duarte (PDT) e Lourdes Sprenger (PMDB), bem como os convidados Márcio Rodrigues, médico emergencista do Hospital de Clínicas e do SAMU, e Teresinha Alvez Borges, presidente da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus).
Como presidente da Câmara Municipal, o vereador Dr. Thiago Duarte – também médico do município – tem realizado visitas aos serviços de urgência e emergência da capital, acompanhado de outros parlamentares. A fiscalização aos pronto-atendimentos já gerou reivindicações à Secretaria Municipal de Saúde.
O Porto Alegre em Debate vai ao ar hoje à noite, a partir das 21h. O programa reprisa na quarta-feira, às 20h, e na sexta-feira, às 21h. Não perca!
Poliana Pasa / apresentadora Porto Alegre em Debate
Fonte: http://tvcamara-poars.blogspot.com.br/2013/02/saude-urgencias-e-emergencias-em-debate.html